Variedades x Híbridos - Qual a diferença?
Variedade e híbrido são muitas vezes utilizados como sinônimos na agricultura, mas isso é errado, pois representam tipos completamente diferentes de sementes. Entenda a diferença entre eles.
A diferença básica é:
Híbridos são obtidos pelo cruzamento forçado entre duas plantas de linhagens puras diferentes.
Variedades são obtidas pelo cruzamento natural entre plantas da mesma linhagem.
Híbrido é o resultado do cruzamento entre dois genitores (pais) de linhagens puras diferentes, possuindo características homogêneas entre si, mas diferentes dos pais. Sementes colhidas de plantações de híbridos geralmente não possuem as mesmas características desejáveis dos pais, não sendo recomendável o seu plantio em produções comerciais. Por este motivo, quando plantamos sementes híbridas, precisamos comprar sempre sementes novas.

Características dos híbridos
Sementes híbridas são obtidas por polinização induzida, sendo este um processo caro e complexo. Em geral, as sementes híbridas geram plantas com alto vigor e produtividade. No entanto, para produzir bem, os híbridos precisam de ótimas condições de crescimento, com as quantidades corretas de fertilizantes, água, e agrotóxicos. Em condições rústicas, os híbridos costumam produzir pior que as variedades. Além disso, os híbridos são mais homogêneos, o que possibilita a maior eficiência na aplicação de tecnologias, como o uso de maquinários, e a maior homogeneidade do produto final. O milho híbrido, por exemplo, possui espigas na mesma altura, facilitando o trabalho das máquinas colhedoras.
Produtores de sementes híbridas
Existe muito interesse por parte das empresas produtoras de sementes em produzir sementes híbridas, uma vez que os agricultores terão de comprar sementes novas sempre que for plantar.
Variedades são as plantas geradas por polinização natural, tendo sido obtidas pela simples seleção de plantas com características desejáveis, que tem sido feita por milênios pela humanidade. As variedades são plantas mais heterogêneas (desiguais) entre si. Entretanto, as sementes colhidas de plantações de variedades expressam características semelhantes às dos pais, permitindo-se a utilização das sementes geradas para o próximo plantio.

Características das variedades
As variedades são plantas mais rústicas, que toleram condições menos favoráveis ao seu crescimento. No entanto, não passam a produzir muito mais se quando aplicamos fertilizantes, água e agrotóxicos nas doses ideais. Além disso, as variedades geram lavouras mais heterogêneas (desiguais), o que dificulta a mecanização e a aplicação de novas tecnologias. Na aplicação de fungicidas, por exemplo, quando algumas plantas possuem alturas diferentes, as plantas mais altas receberão mais produto do que as plantas mais baixas, gerando problemas no manejo de doenças. Por esses motivos, as variedades são mais recomendáveis para cultivos de baixa tecnologia.
Produtores de sementes
Existe pouco incentivo às empresas produtoras de sementes em desenvolver novas variedades melhoradas, já que os agricultores podem comprar somente uma vez e replantar parte da produção obtida. Esta tendência tem se alterado com o surgimento das sementes varietais transgênicas, que possuem genes patenteados, sendo assim a reutilização de sementes proibida por lei nesses casos.