O que é CEAGESP?
CEAGESP é a sigla para Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, criada em maio de 1969, pela fusão de 2 empresas mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo: o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP).
A função do CEAGESP é facilitar a comercialização, distribuição e armazenamento de produtos hortifrutigranjeiros. Basicamente, o CEAGESP loca espaços para que comerciantes privados comercializem os produtos agropecuários dos produtores aos varejistas (supermercados, sacolões, restaurantes etc.).

O CEAGESP administra o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado na cidade de São Paulo, que é hoje um dos maiores centros de comercialização atacadista do mundo em volume comercializado, nos seus 700 mil metros quadrados de área. Cerca de 250 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores são movimentados por lá a cada mês, sendo responsável por aproximadamente 60% do abastecimento da Grande São Paulo.
Comumente o ETSP, unidade da capital, é referido pela população como CEAGESP, e as unidades do interior como Ceasas. Entretanto, tanto o ETSP quanto as Ceasas de São Paulo são administrados pelo CEAGESP.

Em 1979 a CEAGESP iniciou a sua descentralização, com a inauguração da Ceasa em São José do Rio Preto, tendo como objetivo se aproximar dos centros consumidores e produtores, estimulando as economias locais. Hoje, o CEAGESP conta com 12 centrais no interior de São Paulo, que juntas comercializam 350 mil toneladas de produtos por mês.
Para entendermos melhor o funcionamento de uma Ceasa, explicaremos de forma simplificada. O produtor agrícola envia caminhões com suas produções à Ceasa. As bancas vendedoras da Ceasa vendem os produtos aos compradores (varejistas) e repassam o valor de venda aos produtores rurais, ficando com uma comissão sobre o total comercializado.
Para conhecer mais sobre o funcionamento dos CEASAS, leia o nosso artigo O que é CEASA?
Visite o site do CEAGESP para obter mais informações.